Vitaminas e Minerais


Vitaminas

A

Essencialmente para o crescimento da ave. Actua sobre a audição e o equilíbrio da ave e visão. Encontra-se na casca da maçã, cenoura, gema de ovo e no óleo de fígado de bacalhau.


B


Actua no sistema nervoso, previne doenças do fígado, rins e coração. Encontra-se na levedura de cerveja, trigo, cascas de sementes, verduras, gema de ovo e tomate.


B1

Actua no desenvolvimento muscular, sistema nervoso, postura e desenvolvimento do embrião. Encontra-se na maçã, gema de ovo.


B2

Actua nos ovos, dando maior fertilidade, crescimento dos filhotes e sistema nervoso, a falta pode causar raquitismo e o peso baixo. Encontra-se no alpiste, gema de ovo, leite, óleo de fígado de bacalhau.


B3

Fortifica e mantém a textura da pele. Encontra-se na gema de ovo e nas sementes.


B6

Actua sobre o fígado, sistema nervoso, crescimento e a pele. Encontra-se nos cereais, almeirão e gema de ovo.


B12

Nessesária para o crescimento e nascimento dos filhotes. Encontra-se nos complexos vitaminicos como: farinha de peixe, complexo B, vitamina A, daiamineral, geral em pó e terragran.


C

Previne das enfermidades infecciosas no aparelho respiratório. Encontra-se nas frutas frescas, alimento verde.


D

Actua na boa formação óssea e combate o raquitismo. Encontra-se na natureza através de raios solares, no óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e verduras.


E

Actua na reprodução, ajudando numa boa fecundação dos ovos. Encontra-se no óleo de geme de trigo, gema de ovo e verduras.


H

Dermatite, atraso no crescimento, anorexia.

K

Anti-hemorrágico e diminuidor do tempo de coagulação do sangue.



Minerais



Cálcio

Um forte componente para a formação e reforço do esqueleto, e do aparelho reprodutor das fêmeas. Encontra-se no osso moído, farinha de ostra e nos ossos de peixe.



Cobalto de cobre

São minerais que actuam como catalisadores no organismo das aves, deve ser empregados junto com as vitaminas.


Cloreto de sódio

Possibilita aos glóbulos vermelhos sua função de portadores de oxigénio e permitir a dupla decomposição mediante a qual o organismo separa os sais de potássio.