sábado, 1 de outubro de 2011

Época de criação 2012

Olá Amigos

Depois de no ano passado ter começado a criação de Exóticos na sua grande maioria Diamante de Mandarim, este ano fiz alguns reajustes no plantel para tentar equilibrar a forma desenho e porte em algumas das minhas aves.

Comecei por ajustar nos Peito Branco ( Cinzento ), com algumas novas aves de grandes criadores, esta é sem duvida a mutação que mais admiro nestas aves, tenho conhecimento que não é fácil de  trabalhar.
Actualmente estou a criar com 7 casais desta mutação, penso que os casais estejam equilibrados, eliminei algumas das deficiências do ano passado ( Fêmeas com marcação de lágrima e alguns machos com o peito marcado).
Como já frisei adicionei umas novas aves ao plantel, aves essas provenientes de excelentes criadores, António Pereira, Paulo Ferreira, José Fernando, Rui Luz e André Filipe.
Com a introdução destas novas aves irei tentar dar uma cor mais viva nas aves, tentar que o cinzento não fique tão desmaiado ( Claro ), também conto poder melhorar o porte e limpar o peito das aves.

Nos  Cinzentos  ( Clássicos ), aqui a alteração foi profunda, pois os casais que estiveram a criar na época passada não apresentaram grandes resultados ( a qualidade dos juvenis nascidos ).
Procurei refazer todo o plantel  de Cinzentos e neste aspecto procurei também trazer para o plantel aves dos melhores criadores, uma boa linha de Cinzentos é essencial para equilibrar todas as aves do " Mandaril " então introduzi aves dos seguintes criadores, Jorge Pinto, José Fernando, Paulo Ferreira, António Pereira, João Badalo, Jorge Anselmo, e para chegar estão aves do criador Nuno Silva.

Na mutação Peito Negro ( Cinzento ) introduzi mais algumas aves, para que o plantel possa vir a estar mais equilibrado. Nesta mutação gosto muito de uma ave que chegou da casa do criador Rui Luz.

Os Bochecha Negra ( Cinzentos ) irão estar a criar com 2 casais, nesta mutação não fiz alterações nem adicionei aves novas. Vou aguardar para ver o que pode acontecer.

Na mutuação Dorso Claro ( Cinzento ), introduzi algumas novas aves, para tentar corrigir algumas das falhas que os juvenis estavam a revelar. Além de aves da mutação também irei tentar criar alguns Portadores para que no futuro possa vir a dar mais qualidade aos casais.

Em termos de Castanhos  também aqui o plantel sofreu algumas alterações, tenho uma vez mais que agradecer ao sr António Pereira a cedência de um macho de qualidade muito elevada.

A meu ver penso que no geral consegui trazer para o plantel as aves que necessitava.
Todos nós criadores de Diamante de Mandarim, procuramos aves de bom porte, cabeças largas, bicos curtos com bons desenhos. Tentei equilibrar o plantel em todos esses aspectos, aves perfeitas não existem todos temos esse conhecimento, mas ainda assim podemos seleccionar as melhores para trabalhar.
A todos os criadores desejo  excelentes participações em Exposições, inclusive no Campeonato Nacional e Campeonato Mundial.
Eu irei continuar a trabalhar os meus passarinhos.


A todos votos de excelentes criações.


Rui Vicente